segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sassi de Matera: a cidade-história contada pelas pedras

No mapa europeu, mais aproximadamente, no salto da bota da Itália encontra-se uma antiga cidade muito incomum e com cerca de nove milhares de anos de História para contar. O que a diferencia potencialmente são suas casas escavadas na própria rocha, onde antes as fendas naturais já ofereceram abrigo a povos nômades, pastores e os que os antecederam. A antiga cidade de Sassi hoje é a parte da cidade de Matera (capital da província de mesmo nome desde 1927) que proporciona aos turistas o desvendar de praças, ruas e imagens antigas.

A diversidade temporal e cultural fica registrada nos tipos de construção que se amontoam, guardados na solidez de seu material. Concluem os arqueólogos que tudo começou pelas cavernas que protegiam o homem dos predadores. Por ali também passaram os nômades e estabeleceram-se os pastores. Gregos e romanos constituíram um povoado e a Idade Média fez de Sassi o centro das atividades agrícolas e pecuárias de uma cidade rochosa. Assim, o cenário histórico se confunde e se divide em casas modernas, exemplares barrocos, medievais e abrigos naturais.

O que sobrou da estrutura formada por canais interligados e terminados em cisternas, revela a coleta de água dos períodos chuvosos da árida região e sugere que, pela capacidade populacional do lugar, o excedente imaginado de água só faz sentido se a cidade tivesse (no período da construção desse sistema), uma atividade agrícola regular e irrigada. A água era canalizada e distribuída através de poços encontrados por toda Sassi.

Mas no século 18, a organização construída pelo tempo começou a mudar (também) na cidade de Sassi. Novas ruas levaram a novos prédios, que obstruíram o engenhoso modo de levar água à população. Deram trânsito aos sedimentos e comprometeram a harmonia da cidade. Em paralelo, os problemas econômicos afetaram a agricultura, levando mais e mais pessoas ao centro populacional, resultando no aumento de doenças.

O relato culmina na indesejada retirada de mais de 15 mil pessoas daquela região, na década de 50. Hoje, Sassi é a parte turística da cidade de Matera. Vem sendo restaurada, repovoada e complementa o Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, aos cuidados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Imagens

A vista recente de Matera está neste vídeo postado no You Tube pelo usuário fluglehrer, a quem agradecemos. (fluglehrer, thanks for the pictures). Mas não podíamos deixar de mostrar, as fotos da Wikipédia, de alguns monumentos especiais da Antiga Sassi.



Escadaria em Matera

Igreja (barroca) San Pietro Caveoso

Igreja Saint' Agostinho

  Igreja San Giovani Battista 

Catedral Matera

0 comentários:

Conta Tube   © 2008. Distributed by Blogger Templates. Template Recipes by Emporium Digital

TOP